terça-feira, 28 de setembro de 2010

Seis meses em busca da terra do nunca!


Um dia você se vê pegando um avião. Seu rumo é simplesmente Nova York. Aí, você senta, olha pro lado, exuga as lágrimas depois de uma despedida de arrancar qualquer coração e pensa: o que será de mim agora. Você lembra apenas o que o programa vendia: você vai ter o melhor ano da sua vida. Com esta frase em mente, enfrenta mais de 10 horas de viagem, chega em meio à uma primavera que mais parecia o inverno de São Paulo multiplicado por 2, olha um lugar desconhecido e lindo e pensa novamente: é, agora é real.

Foi assim que tudo aconteceu há exatamente seis meses atrás. Eu e mais um grupo de meninas cheias de sonhos viemos para Nova York em busca de uma coisa chamada realização. Sim, pode ser apenas vontade de aprender bem o idioma, ou então vontade de conhecer outra cultura. Pode ser fulga da realidade, vontade de se jogar no novo. Enfim, muitos motivos nos trouxeram aqui, mas apenas um nos manteve, pelo menos no meu caso, e este foi a minha fé.

Me disseram que eu teria o melhor ano da minha vida e eu acreditei. Larguei familia, carreira, amigos e um conforto incomparável para vir ser au pair e cuidar de 4 crianças. Meu Deus, como foi dificil o começo, mas eu superei. Superei a rebeldia das crianças, a frieza dos pais, a direção, os caminhos malucos, a depressão, tudo. E consegui isso porque aquelas duas asas que me trouxeram aqui continuaram comigo.

É por isso que em seis meses, por ter tanta fé, eu acreditei que eu estava feliz, mas que poderia ser mais. Sabe quando buscamos a terra do nunca, aquele lugar desconhecido em que existe a felicidade plena, pois é, eu fui em busca disso.

Sei bem que fui muito feliz aqui, conheci pessoas inesquecíveis e tive momentos incomparáveis, mas isso foi sempre ou quase sempre fora de casa. Eu queria me sentir 100% com minha familia também e isso não aconteceu, pelo menos não da forma que eu esperava. Maldita expectativa. Ela, às vezes, nos faz sonhar demais. E eu sonhei alto, decidi mudar, mesmo com o risco de voltar ao Brasil em duas semanas. Decidi me jogar no novo e buscar uma nova familia. Uma que pudesse me acolher e me tratar como Bruna e não como qualquer coisa. Eu já disse mil vezes, cansei há um bom tempo de aceitar as coisas pela metade. Agora, eu quero sentir tudo por inteiro, porque se não for, pra mim não é de verdade.

Tomar esta decisão de mudar de familia bem prestes a completar seis meses não foi nada fácil. O medo me acompanhou muito. Porém, deixei ele de lado quando li a frase: "Fear and worries are not in God's vocabulary". Verdade, medo e preocupação realmente não podem estar no vocabulário de Deus. Porque ele dá força e abre nosso caminho, você só precisa acreditar. Eu acreditei. Fiquei em dúvida sim, pois ainda me vejo muitas vezes esperando o pior pra mim. Mas veio o sinal que eu precisava. Veio a resposta que eu tanto queria. Estou deixando Nova York meus queridos. Na segunda-feira vou em busca de uma nova história e em uma nova terra. Estou indo para Washinghton DC, ficarei ali pertinho da casa branca...eee.. Estou indo aberta e consciente de que pra dar certo desta vez, eu também tenho que me doar. Coloquei muito a culpa na minha atual familia, mas cheguei à conclusão que eu também preciso mudar. Preciso ser mais aberta e esquecer um pouco o mundo virtual pra poder viver bons momentos ao lado deles. É assim que vou recomeçar esta jornada.

Foram seis meses maravilhosos em Nova York. Não sei inumerar as pessoas fantásticas que conheci, as amizades que conquistei, o quase-amor que encontrei, as aventuras, os risos, os choros, as descobertas. Enfim, tudo vai ficar na minha mente, no coração e aqui registrado no meu blog também. Não vou mudar o nome do meu blog, até porque vou morar há apenas quatro horas de NYC e esta continuará sendo a cidade dos meus sonhos, mas mudo o layout pra comemorar esta nova fase. Pra chamar estes novos 6 ou 9 ou 12 meses que vêm pela frente (isso ainda é algo indefinido pra mim)e dizer: estou te esperando de braços abertos felicidade. Eu sei, ela está vindo ao meu encontro. Não que eu não a tenha encontrado aqui, claro que ela esteve sempre presente. Mas aqui eu senti que ela veio de passagem e nesta nova fase eu sei que ela vai permanecer ao meu lado.

Moral de tudo isso: cresci. Nunca envelheci tanto em seis meses. Não na pele, no corpo, mas na mente. Me sinto madura, preparada, ousada, consciente e feliz. Pra tomar esta decisão, nossa, eu conversei com quem realmente quer meu bem, com quem me puxa pra cima, com quem quer me ver feliz acima de tudo. Então, obrigada Aninha e João Henrique...obrigada também pelo apoio Tati. Todos vocês foram fundamentais na minha escolha. Não por me persuadirem, mas por me mostrarem que minha decisão seria a mais certa.

Termino este post agradecendo a Deus por tudo. Amo minhas crianças atuais e não sei como será. Farei um post em homenagem a eles. Mas quero terminar mesmo dizendo que a gente tem apenas que acreditar. Eu não sei como vai ser em DC, mas eu tenho fé que será muito melhor. To pronta novamente pra sonhar. Bjos a todos e em especial para minhas amigas queridas que conheci na primeira semana aqui...Alice, Karen, Dau, Debora, Maira, Kelly, Gabriela e cia...obrigada por terem feito a primeira e mais dificil semana se tornar doce e inesquecível. Nossa foto é apenas uma pequena lembrança e homenagem!

E, por fim, leia e reflita: "dreams are the illustrations of a book that our soul is writing about us! (os sonhos são as imagens do livro que nossa alma está escrevendo sobre a gente)....

6 comentários:

  1. Ahhhh!!! Vc vai ser muito feliz em DC, esteja certa disso! Vc tem a vontade de ser feliz e isso ja eh meio caminho andado! E realmente eh preciso muita coragem para mudar de familia 6 meses antes de terminar o programa Bruna, entaum esteja certa que muitas (os??) v~ao te admirar!
    E obrigada a vc tb por ter feito parte da minha primeira semana, que eu definitivamente gostaria de repetir!!!

    Bjos e muita boa sorte nessa nova fase!

    ResponderExcluir
  2. Bruuuu....

    Pude sentir a emoção em suas palavras. E me fez ficar emocionada também. Encheu meu coração de algo que nem sei o quê. Acho que me fez lembrar um pouco as dificuldades do intercâmbio na África, mas também me encheu de alegria ao perceber o quanto você tem se aproximado de Deus.

    Dentre as coisas q mais me chamou a atenção foi sua frase: "Coloquei muito a culpa na minha atual familia, mas cheguei à conclusão que eu também preciso mudar." Este é o princípio da autoconfrontação Bíblica. Normalmente a mudança realmente precisa começar em nós. E nossa atitude positiva pode fazer o outro mudar também.

    Uma vez ouvi a seguinte frase: "fale de Deus para as pessoas, se possível com palavras".

    Lembra do que conversamos no Starbucks? Aproveite cada momento, bom ou ruim, pois, além de temporário, te fará crescer muito!

    E parabéns pela corajosa decisão de mudar! Mesmo sem conhecer todo contexto, já aprovei apenas pelo fato de começar algo novo em um lugr novo!

    Um grande bj com saudades,

    laine

    ResponderExcluir
  3. Ahhh....to ate emocionada agora =D....Tomara que de tudo certo com a sua nova familia...realmente esses seis meses nao foram facies, mas fazer as coisas pela metade jamais....
    E obrigada a vc por ter feito parte da minha primeira semana tambem....
    Beijos, felicidades nessa nova etapa e muita fe e esperanca sempre.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Continuo admirand essa sua fé e coragem Bru! E parabéns pela inicitaiva de ir atrás do que é melhor para você. Realizar um sonho não deve ter como preço o sofrimento... E que esses próximos 6 meses sejam ainda melhres, mas dessa vez, para que voce realmente se sinta acolhida.

    PS: esse comentário não te exime da conversa do skype. Hahahaha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ai meus amores, obrigada pelas palavras de carinho. Sejam meus amigos do Brasil ou as minhas lindas amigas au pairs, eu fico muito feliz que vocês leiam e percebam que a mudança que a gente quer na nossa vida tem que partir da gente. Fé, como você diz Elaine, é a base e é o que nos faz acreditar que tudo é possível mesmo.
    Ju, te espero no skype hein...Laine, sempre lembro da nossa conversa amor, suas palavras são sempre muito especiais e Jessika e Kely, super saudade de vcs amorecos...Bjo enorme!

    ResponderExcluir
  6. Ahhh Bru... Eu nem sei o que te falar... Eu acho que a gente sabe o que faz... Certo?! Eu acho que soh nos podemos saber e decidir o que fazer aqui... Nao se sinta culpada por nao ter dado certo na sua primeira family... A gente sabe que 99% da culpa nao eh nossa... Afinal, o que custava eles receberem-nos um pouquinho mais animados... Enfim, muita gente nao esta pronta para receber estrangeiros, mas deve achar isso bonito...
    Olha... Eu quero que vc saiba que a nossa amizade, por mim, continuaria eternamente... Vc foi uma pessoa que meu santo bateu! hhahaah E eu espero que nao tenha sido soh em NY!
    Espero que seja muito feliz na sua nova host family! E mande sempre noticias!!!
    Com muitooooooooooooo amor!
    bjinho*

    ResponderExcluir